Ao selecionar um andaime, algumas questões como o projeto do edifício especificado, a forma do andaime e sua localização de montagem devem ser consideradas. A capacidade da estrutura metálica de escoramento de se adaptar aos contornos da estrutura deve também ser levada em conta, especialmente se um andaime modular for utilizado. Além disso, a finalidade para a qual o andaime será empregado é outro tópico importante a considerar no planejamento.
Veja abaixo algumas dicas para alugar um andaime:
- Procure uma empresa especializada e de confiança no mercado. Lembre-se que essas estruturas precisam ser de boa qualidade para não causar acidentes que podem ser até fatais.
- Esclareça todas as suas dúvidas técnicas com o atendente. Explicite qual utilização você dará para o andaime (que tipo de obra), o tamanho necessário etc e veja qual é o tipo de andaime mais apropriado para o seu caso.
- Verifique se a empresa está devidamente registrada no CREA.
- Coloque o nome da empresa nos buscadores e veja se há algum consumidor relatando algum problema que teve com esta empresa. Se tiver, leia atentamente e questione a empresa a respeito antes de contratar o serviço.
- Não se apegue somente a um bom preço: nem sempre o aluguel mais caro é o melhor, mas desconfie de alugueis com preço muito abaixo do mercado, pois a qualidade das estruturas pode não ser tão boa, comprometendo a segurança.
- Peça indicações a amigos ou familiares que já precisaram alugar andaimes ou procure saber qual empresa aluga estas estruturas para grandes obras, como condomínios etc.
- Procure conhecer as normas que regulam a fabricação, montagem e utilização dos andaimes e veja se a empresa conhece bem essas normas.
- Pergunte se a empresa oferece também todos os equipamentos de segurança necessários para a utilização do andaime, bem como se possuem profissionais qualificados para realizar a montagem da estrutura no local da obra.
- Antes de alugar, veja as condições dos materiais usados, observando se estão em bom estado.